04 dezembro 2015

Pesquisa do meu professor de percussão, Marcus Thadeu, da Escola Portátil de Música:
 
Aí vão alguns links de videos de percussão objeto. 



Caixa de fósforos com Ubirany do Fundo de Quintal


Reparem que não é propriamente uma caixa de fósforos, mais tem um som muito semelhante!

Trecho de um filme bem legal chamado "Quem Roubou o Meu Samba", onde o Cantor Germano Matias aparece, e no fim ele saca uma "frigideirinha" e toca muito bem. 
Outro detalhe importante é a presença de um dos maiores cuiqueiros do pais: O Boca de Ouro. Dizem que foi o primeiro grande cuiqueiro!! Reparem que a cuíca é de barrica e não tem tarraxas de afinação.


O outro também é de frigideira! Um solo muito interessante do Robertinho Silva!!



Trecho do documentário Saravá Baden Powell onde aparece ele e o João da Baiana tocando Prato e faca !


Outra é uma gravação histórica da música "Patrão Prenda Seu Gado", que é o João da Baiana que está tocando prato e faca também! Dá pra perceber direitinho quando o prato entra na música!


E esse é uma montagem com a mesma música em cima de um video que foi descoberto mas não tinha áudio. Então eles colocaram essa gravação por cima e ficou perfeito!



Trecho do Filme "Alô Alô Carnaval" de 1936, onde aparece o Luiz Barbosa tocando Chapéu de Palha e cantando o Samba "Seu Libório". Ele também tocava lápis no dente!!
Reparem na fita de gorgorão envolta do chapéu.


Uma homenagem do Programa fantástico de 1977 ao Dilermando Pinheiro. No fim do vídeo aparece ele cantando e tocando o seu Chapéu de Palha, é incrível!!


Esse vídeo é do Zé Cruz, que integrou o conjunto "A Voz do Morro" com Paulinho da Viola, Zé Ketti, Nelson Sargento, Elton Medeiros, Anescarzinho do Salgueiro e Jair do Cavaquinho. É ou foi (não sei se ele ainda está vivo) o último seguidor desse modo de tocar Chapéu de Palha. Reparem a destreza do malandro!!! rsrs!
Reparem também na fita de gorgorão no chapéu.



Espero que gostem dos vídeos!!

Qualquer dúvida é só perguntar!


Abração!!!

Marcus Thadeu

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem aqui:

* ruim
** regular
*** boa
**** muito boa
***** excelente