13 setembro 2012

SOS Mata Atlântica: 1 manifestação, 1 campanha e 1 convite


ONGs manifestam preocupação com os retrocessos do Código Florestal

O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável – um coletivo formado por centenas de entidades da Sociedade Civil – manifestou em nota sua extrema preocupação com os novos retrocessos introduzidos no relatório que altera a Medida Provisória 571, sobre as mudanças no Código Florestal. Segundo o comunicado do Comitê, “tais retrocessos, aprovados mediante acordo entre ruralistas e bancada do Governo na Comissão Mista do Código Florestal, são gravíssimos para o País e não podem prosperar nas votações em Plenário na Câmara e no Senado”. Alguns dos problemas do relatório apontados pelas ONGs são reflorestamento de nascentes e matas ciliares com monoculturas de frutíferas; diminuição das áreas de proteção para imóveis com até 15 Módulos Fiscais; a inclusão de emendas que permitem ainda mais desmatamentos na Amazônia e Cerrado, dentre outras medidas desprovidas de fundamentos técnico-científicos. Leia a nota na íntegra.


Não vote em quem votou contra as Florestas
O movimento Floresta Faz a Diferença iniciou esta semana uma nova campanha, em que mostra como os candidatos de cada cidade votaram com relação ao novo Código Florestal e estimula a população a não votar em quem já votou contra as florestas. O site www.florestafazadiferenca.org.br apresenta um mapa do Brasil com a lista dos 83 candidatos que participaram da votação do Código Florestal.  Ao clicar em seu Estado o internauta pode ver, em sua cidade, os concorrentes, com fotos, legendas dos partidos e histórico de votação, e mais um cartão vermelho, amarelo e verde, conforme seu posicionamento nas votações do Código.  Veja mais detalhes no site da Fundação e participe!


Ação voluntária comemora 28 anos da APA Guapimirim

A SOS Mata Atlântica busca voluntários do Rio de Janeiro para uma ação que comemora os 28 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, no dia 29 de setembro (sábado). Os voluntários ajudarão a plantar mudas nativas da Mata Atlântica. As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas para 40 participantes. Os interessados devem encaminhar nome, idade, profissão e telefone para o e-mail acaovoluntariarj@sosma.org.br ou telefone (11) 3262-4088. Esta já é a quarta ação voluntária na APA de Guapimirim: ao todo, já foram plantadas cerca de 700 mudas nativas nas ações. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, gestora da APA Guapimirim, e tem o apoio da Cooperativa Fluminense de Pescadores. A SOS Mata Atlântica disponibilizará transporte da capital fluminense até a APA, com saída às 7h e retorno às 17h, além de alimentação. Leia mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem aqui:

* ruim
** regular
*** boa
**** muito boa
***** excelente